Educadoras participam de curso sobre contos de fada na educação da criança
Neste final de semana, um grupo de sete educadoras da Creche Escola Novo Espaço participa, em São Paulo, de um curso muito especial que, certamente, trará ainda mais encanto e assertividade para as práticas pedagógicas. Idealizado e realizado pela Pedagogia Florença, o curso Contos de Fada na Educação da Criança aborda a importância dos contos, como uma das formas de narrativa mais profundas e necessárias ao desenvolvimento infantil e, portanto, extremamente eficientes como ferramentas educacionais.
Para os bebês entre zero e 2 anos, “o Conto contribui para experiências com distintos, variados e ricos tipos de palavras, de frases, de entonações, além do contato com distintos tipos de emoções, sentimentos, expressões corporais e faciais”. Essa experiência, segundo os organizadores do curso, promove imensamente o desenvolvimento do potencial da inteligência da criança. Já entre 2 anos e meio e 3 anos de idade, quando ela começa a desenvolver o pensamento simbólico, o trabalho com os Contos possibilita o desenvolvimento dos potenciais internos e das primeiras noções éticas, assim como oferece meios para que possa lidar com dores profundas, frustrações e medo. Há ganhos significativos também no desenvolvimento da linguagem de maneira orgânica que se somam à alegria e ao entusiasmo por aprendizados diversos”.
Coordenadora do curso e promotora da Pedagogia Florença, Waléria Pessoa, explica que todo esses benefícios não estão relacionados a qualquer tipo de história, mas apenas aquelas que trazem em si a estrutura dos contos de fadas. “Os contos são ferramentas pedagógicas, porque sua linguagem simbólica é a mesma utilizada pela criança. Por meio deles, abordamos elementos muito importantes que, de outra forma, ela não conseguiria compreender”, afirma a coordenadora, ao destacar também a valiosa contribuição dos contos para o desenvolvimento da imaginação, especialmente, na fase dos 3 aos 6 anos. “Há uma frase do Dr. Roger Hansen (desenvolvedor da Pedagogia Florença) que resume bem. ‘A imaginação é o terreno fértil onde são plantadas as sementes de toda a inteligência da criança, que germinarão mais tarde'”, observa.
O próprio Roger Hansen será o instrutor do curso. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pesquisador da infância há quase 15 anos, iniciou sua carreira como professor universitário e posteriormente dedicou-se ao desenvolvimento da Pedagogia Florença. Hansen dirige o Colégio Acadêmico Florença, em Florianópolis, que atende crianças de 0 a 6 anos e, em paralelo, segue conduzindo seus estudos e pesquisas sempre aliados a uma profunda experiência prática, em contato direto com as crianças e educadores. Entre os aprendizados que o grupo de profissionais da Novo Espaço terá a oportunidade de desenvolver durante o curso estão:
- Reconhecer por meio dos contos as características e tendências do comportamento da criança;
- Aprender a linguagem simbólica dos contos de fadas;
- Conhecer a estrutura central de todas as histórias;
- Adequar as histórias para cada faixa etária;
- Aprender a avaliar as diferentes versões dos contos;
- Saber dosar os componentes da história da prática educacional;
- Entender a importância e significado dos personagens.