Educação Infantil, uma prática responsável com crianças pequenas
Nesta semana, a Escola Infantil Novo Espaço, comemora a Semana da Educação Infantil. E chegando perto dos 20 anos de escola, sabemos bem do desafio e da responsabilidade que é trabalhar na função de educar e cuidar de bebês e crianças pequenas.
Fazer educação infantil é antes de tudo um ato de amor e coragem. É quando você se encanta ao receber em sua escola um sujeito que acaba de chegar ao mundo, cujos primeiros vínculos afetivos ainda estão se estabelecendo com sua família. É saber o tamanho da responsabilidade de dar afeto e passar a fazer parte do mundo que chega a esta criança. É assumir com empenho e afinco a missão responsável de ter que se preparar para fazer o melhor e garantir a esta criança que ela passe em nossa escola horas do seu dia sendo bem cuidada. Que encontre carinho e relações seguras e saudáveis, sentindo-se aceita e acolhida em suas peculiaridades, vivenciando experiências bem planejadas e organizadas por uma equipe que entende, que estuda e que tem consciência de sua ação educativa.
E é assim que acreditamos que deva ser a educação infantil, uma prática saudável exercida por profissionais capacitados, que se dedicam em estudar, em se aprimorar e entender a complexidade das relações infantis. Compreender, que sujeito é este que chega a escola? O que ele espera de nós?
A educação infantil ainda tem um longo caminho a ser percorrido para ser percebida como a mais importante etapa da educação. É nela que são desenvolvidas as percepções fundantes deste sujeito no mundo. No entendimento dos educadores que nos embasam, é na primeira infância que conquistamos a nossa autonomia, que nos constituímos como sujeitos de direitos, de desejos e singularidades que precisam ser respeitadas. E esse processo de busca pela nossa autonomia, os adultos que estão no entorno dessa criança tem um papel fundamental de permitir que ela desenvolva e alcance suas próprias conquistas pessoais.
Emmi Pikler, pediatra húngara que muito temos estudado, define que é essencial que a criança descubra e aprenda por ela mesma. Se lhe ajudamos a solucionar todas as suas tarefas e oferecemos tudo pronto, lhe tiramos o mais importante para o seu desenvolvimento mental. A criança que consegue algo por meio de seus experimentos autônomos, adquire conhecimentos completamente distintos dos de uma criança a qual é oferecida previamente a solução.
Acreditamos numa educação infantil que permita o desenvolvimento pleno das capacidades da criança e de uma relação estável e afetivamente rica entre o educador e a criança. Estes são os pilares que fundamentam a Abordagem Pikler. E é neste sentido que estamos nos capacitando, em saber desenvolver cada vez mais, práticas que respeitem e valorizem essa criança em sua condição.
“Enquanto aprende a contorcer o abdômen, rolar, rastejar, sentar, ficar de pé e andar, (o bebê) não apenas está aprendendo aqueles movimentos como também o seu modo de aprendizado. Ele aprende a fazer algo por si próprio, aprende a ser interessado, a tentar, a experimentar. Ele aprende a superar dificuldades. Ele passa a conhecer a alegria e a satisfação derivadas desse sucesso, o resultado de sua paciência e persistência.” (PIKLER, 2017)
Certa vez, em um de nossos estudos, uma palestrante nos perguntou: “Quando um bebê chega ao mundo, que mundo chega ao bebê?!”Este questionamento nos fez refletir sobre como este mundo que lhe oferecemos na educação infantil, certamente será parte fundamental para definir o adulto que ele se tornará!
Assim, entendemos que é na educação infantil que desenvolvemos relações seguras, que vão permitir a este pequeno uma base de afeto e autonomia para fortalecer a sua trajetória. Somos sobretudo, o que vivenciamos na nossa infância! Somos a possibilidade de exercer e manifestar nossas linguagens, nossas experiências, nossos desejos e necessidades!
Educação infantil é pra ser comemorada, estudada, vivida e planejada!
E sim, nós fazemos porque nós amamos!
Tia Lili, Escola Novo Espaço