Campanha de Natal abraça idosos do Luiza de Marilac

Postado em seg-dez-2017

O próximo dia 12 de dezembro promete ser muito diferente para crianças da Creche Escola Infantil Novo Espaço e para um grupo de idosos assistidos pelo Lar de Idosos Luiza de Marilac. Para colocar em prática a lição que valoriza o ato de SER PRESENTE na vida de alguém, levando atenção e carinho, a escola realiza campanha de Natal para mostrar a importância do estar junto, sobretudo neste final de ano em que a prática de presentear está associada a bens materiais.

“Queremos que as crianças percebam que a presença, o amor e o carinho fazem a diferença e não o presente em si”, explica a coordenadora pedagógica, Elisângela Gonçalves. Os idosos são o público alvo da campanha que subverte a lógica, pois desta vez, os bons velhinhos é que serão presenteados por crianças e não o contrário. “Nossa campanha está contextualizada no livro ‘Gente de muitos anos’ – das autoras Malô Carvalho e Suzete Armani -, que aborda a importância social do idoso, seus direitos e valores”, acrescenta Elisângela.

Para desenvolver a campanha e conscientizar os alunos, em várias oportunidades as crianças conversam sobre o tema em sala de aula, realizam atividades propostas pelas professoras, falam dos idosos que as cercam, como familiares, vizinhos e amigos da família. “Aliado ao que está sendo construído pedagogicamente, a campanha também estimula a doação de alimentos como forma de contribuir para que os idosos tenham também o amparo material que necessitam”, afirma a diretora da escola, Wilza Chaves.

Por isso, toda a comunidade escolar – alunos, pais, professores, direção e funcionários – estão sendo envolvidos na proposta de acolher os bons velhinhos neste Natal. Uma árvore montada na entrada da Novo Espaço traz mensagens, em forma de florzinhas de papel, que são convite a visitas ao Abrigo Santa Helena – outra instituição de idosos alvo da campanha. “Nosso objetivo é estimular a presença das pessoas na vida destes idosos, para que ouçam suas histórias de vida e levem alegria. Vamos doar presenças e abraços”, explica Wilza.

A campanha será encerrada, apenas oficialmente – porque a intenção é que ela seja adotada como prática na vida das famílias –, no dia 12 de dezembro, com a visita de um grupo do Lar de Idosos Luiza de Marilac à escola, para homenagens, partilha de lanche e histórias, e muitos abraços. Na promoção do encontro, um detalhe muito especial: crianças caracterizadas com símbolos do Papai Noel irão buscar o grupo de idosos no Trenzinho da Alegria, que será o trenó desta viagem que estimula e desafia imaginação para construção de um mundo bem melhor.