Diretoras da Novo Espaço fazem curso sobre Pedagogia Florença em Santa Catarina

Postado em qua-maio-2018

No período de 3 a 6 de maio, as diretoras da Creche Escola Infantil Novo Espaço, Elisângela Gonçalves e Wilza Chaves, estarão em Florianópolis (SC), para conhecer a Pedagogia Florença e aprofundar o conhecimento referente ao desenvolvimento infantil na faixa compreendida entre 3 e 6 anos. A iniciativa é mais uma etapa do processo de atualização crescente nas melhores práticas escolares que a Novo Espaço adota como pilar para a excelência.

O curso aborda a aplicação dos princípios de uma educação humanista, para as crianças de 3 a 6 anos. A Florença é uma pedagogia inspirada no estudo de muitos pedagogos que desenvolveram trabalhos destacados em diversos lugares do mundo, a exemplo de Walter Gutdeutch (Alemanha), Rebeca Wild (Equador), Loris Malaguzzi (Itália), Rudolf Steiner (Alemanha), Jean Piaget (Suíça), Howard Gardner (Inglaterra), Emmi Pikler (Hungria).

O estudo e a aplicação dessas teorias têm gerado experiências pedagógicas valiosas para o desenvolvimento das crianças do Colégio Acadêmico Florença, onde será realizado o curso. O objetivo dessa formação é apresentar aos educadores um método que lhes permita ajudar a criança a descobrir pouco a pouco a sua identidade, a exemplo de:

  • Descobrir suas habilidades, aquilo que pode fazer bem.
  • Desenvolver a criatividade: o que permite resolver problemas e encontrar possibilidades de soluções.
  • Desenvolver sua inteligência: saber escolher o que é importante para ela e o que não é, pois aprende a conhecer a si mesma.
  • Desenvolver uma orientação saudável de comportamento.
  • Aprender a se expressar de forma clara e precisa e de distintas maneiras: com o corpo, com desenhos, escrevendo, falando.