Escola amplia capacitação em primeiros socorros
Educadoras da Creche Escola Infantil Novo Espaço participaram no último final de semana do curso de capacitação em cuidados básicos de primeiros socorros de crianças e prevenção de acidentes comuns na infância. Oferecido pelo Núcleo Profissional Ensinando Saúde (Nupensa), o evento foi aberto à comunidade.
A iniciativa ampliou o número de profissionais da Novo Espaço capacitado para atuar junto às crianças em situação como engasgo e quedas, uma vez que a escola já prepara sua equipe há vários anos. Preparação que antecede, inclusive, a exigência legal, com a aprovação do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 17/2008, aprovado pelo Senado, no dia 4 de setembro do ano passado, a chamada Lei Lucas.
Especializado neste tipo de capacitação, o Nupensa já capacitou mais de 300 pessoas, entre professores da educação infantil, pais, recreadores de festas infantis, profissionais e estudantes da saúde e da educação. De acordo com o levantamento mais recente do Ministério da Saúde, de 2015, 810 crianças morreram naquele ano vítimas de sufocamento acidental. Desse total, 611 tinham menos de um ano de idade. Daí a importância de uma legislação capaz de reduzir estes tristes índices com a preparação de profissionais que atuam diretamente com o público alvo.
A lei estabelece que os cursos de primeiros socorros sejam ofertados anualmente, tanto para capacitação quanto para reciclagem dos profissionais já capacitados. O objetivo do treinamento é possibilitar que os professores consigam agir em situações emergenciais até a chegada da assistência médica especializada.
Além de educadoras preparadas para lidar nas mais diversas situações relacionadas aos primeiros socorros, a Creche Escola Infantil Novo Espaço conta com a assistência da Área Protegida Unimed. Isso significa atendimento e remoção imediata para uma unidade de saúde em caso de acidentes.