Escola participa de Seminário sobre Avaliação e Documentação pedagógica
A direção da Escola Infantil Novo Espaço participou neste último sábado, do V Seminário Internacional do centro de pesquisa e documentação pedagógica do Ateliê Carambola em São Paulo. O evento reuniu cerca de 500 educadores para discutir sobre a importância dos registros infantis e como eles podem se tornar importantes ferramentas para os educadores da infância.
Na pauta, educadores também discutiram sobre como pode ser potente um planejamento construído coletivamente, ouvindo e considerando os interesses das crianças, demonstrados através de seus discursos, registros e brincadeiras. A partir da observação do educador, os cotidianos escolares devem ser objeto de reflexão constante para o educador que pretende respeitar o sujeito criança que ali está.
Como avaliar na educação infantil?
Estas e outras reflexões e estudos fizeram parte deste dia de muita aprendizagem!
A Escola Novo Espaço se preocupa cada vez mais em oferecer o melhor relato da trajetória da criança na escola.
A intenção é ampliar os conhecimentos sobre os registros e produções das crianças e sobre como eles são os principais atores na avaliação e construção do seu portfólio de aprendizagem.
“A escola já utiliza o portfólio como registro e avaliação do percurso da criança, documentando e registrando todo o seu desenvolvimento, conquistas e desafios, através de relatórios descritivos e coletas de trabalhos”, destaca Wilza Chaves, Diretora Administrativa, da Escola.
Documentar para promover a participação! Dar voz as crianças para que participem da sua escola e registrem espontaneamente a sua experiência educativa. Os registros das crianças irão servir cada vez mais como fonte de observação e avaliação, sobre o que eles aprenderam, o que mais gostaram e os rumos das novas descobertas que farão, juntos.
Elisângela Gonçalves, Diretora Pedagógica, destaca: “Nossa escola está sempre investindo em construir uma documentação legítima e que retrate a verdadeira essência da vivência da criança. Ao registrar e relatar sobre as suas vivências as crianças são consideradas como participantes, responsáveis e decisivas na tomada de decisão sobre as práticas e atuações dos educadores. Queremos respeitar e considerar verdadeiramente o protagonista da escola: a gente acredita na criança”.